O Senegal chegará à Copa do Mundo 2022 com o status de melhor seleção africana no momento. E não faltam motivos para haver otimismo em relação aos Leões da Teranga. Com uma equipe repleta de jogadores talentosos e o comando do técnico Aliou Cissé, os senegaleses têm tudo para fazer uma ótima campanha no Catar.

Neste artigo, trazemos uma previsão da equipe que deverá jogar o torneio, com destaque para os 11 titulares. Também fizemos uma análise dos jogos recentes de Senegal e dos jogos que o time fará na fase de grupos da Copa do Catar.

Senegal Copa do Mundo

Introdução

A seleção senegalesa disputará a Copa do Mundo apenas pela terceira vez no Catar. No entanto, fez campanhas consistentes nas duas edições das quais participou anteriormente. Em 2002, chocou o mundo ao derrotar a então campeã mundial França e chegar até as quartas de final. Já na edição passada, caiu na primeira fase em um grupo equilibrado. Com campanha quase idêntica à do Japão, foi eliminada pelo números de cartões amarelos.

Na altura, o técnico já era Aliou Cissé, que está no comando de Senegal desde 2015. Apesar da queda na fase de grupos, ele seguiu prestigiado e obteve bons resultados desde então. Foi vice-campeão da Copa das Nações Africanas em 2019. Em 2021, finalmente obteve o título do torneio batendo a seleção egípcia na final.

Nas eliminatórias da Copa do Mundo, extremamente competitivas, Senegal também fez uma grande campanha. Passou invicta pela fase de grupos, com cinco vitórias e um empate. E, no duelo mata-mata decisivo, derrotou novamente o Egito nos pênaltis para garantir a vaga na Copa do Catar.

O 11 mais provável do Senegal

O ótimo trabalho de Cissé não é o único fator que explica a boa fase da seleção do Senegal. O país também conta com uma ótima combinação de jogadores experientes, com destaque em clubes de ponta do futebol mundial, e jovens revelações. Com raras exceções, o plantel costuma ser formado apenas por atletas que atuam na Europa.

Levando em conta as últimas convocações, o 11 mais provável de Senegal em sua estreia na Copa do Catar terá:

Édouard Mendy (goleiro) — Chelsea

Youssouf Sabaly (lateral-direito) — Sem clube
Kalidou Koulibaly (zagueiro) — Chelsea
Abdou Diallo (zagueiro) — RB Leipzig
Saliou Ciss (lateral-esquerdo) — Real Betis

Idrissa Gueye (meio-campo) — Olympique de Marseille
Nampalys Mendy (meio-campo) — Leicester City
Cheikhou Kouyaté (meio-campo) — Nottingham Forest

Ismaïla Sarr (atacante) — Watford
Famara Diédhiou (atacante) — Alanyaspor
Sadio Mané (atacante) — Bayern de Munique

Apesar de alguns destaques evidentes nessa equipe, um ponto fundamental para o seu bom funcionamento e resultados recentes é o equilíbrio nos diferentes setores. Senegal conta com um goleiro de alto nível (Mendy), além de ter Koulibaly como referência na zaga e Mané no comando do ataque.

Outro ponto-chave para essa equipe é a experiência. A média de idade do time titular é relativamente elevada, com muitos jogadores acima de 30 anos ou perto dessa idade. Esse pode ser considerado um problema para muitas seleções. Mas, no caso de Senegal, significa que a equipe joga junto há bastante tempo.

Além disso, nenhum desses jogadores pode ser chamado de veterano, já que todos têm, no máximo, 33 anos. O que ocorre, na prática, é que a equipe senegalesa tem atletas que, se não estão em seu auge na carreira, ainda apresentam um ótimo desempenho físico e técnico.

Os jogadores que se destacam

O principal destaque de Senegal é, sem dúvida, Sadio Mané. Aos 30 anos de idade, o atacante trocou recentemente o Liverpool, clube pelo qual se consagrou, pelo Bayern de Munique. Na temporada atual, ele tem tido algumas dificuldades para se adaptar ao futebol alemão. No entanto, ainda é um dos principais atacantes do mundo e tende a ser o líder das ações ofensivas dos leões no Catar.

Outro nome intransponível é o de Koulibaly (31 anos). O zagueiro e capitão da equipe foi contratado nesta temporada pelo Chelsea, após oito anos jogando pelo Napoli. Na Copa do Mundo 2022, será o líder do sistema defensivo de Senegal. Ele é um dos jogadores do elenco atual com mais partidas pela seleção de seu país.

Em uma equipe tão experiente, também há espaço para que alguns nomes novos ganhem destaque. Um exemplo disso é o atacante Ismaïla Sarr (24 anos), do Watford. Ele joga na ponta inversa à de Mané e pode vir a contribuir com as ações ofensivas de Senegal.

Os últimos resultados do Senegal

Como ocorre na América do Sul e em outras confederações, as seleções africanas têm tido dificuldades para marcar amistosos contra equipes mais fortes — especialmente, da Europa. Por isso, Senegal tem sido pouco testada por seleções fora da África. No entanto, recentemente, jogou dois amistosos fora do país.

Confira as últimas cinco partidas de Senegal:

  • Senegal 1 x 1 Eswatini (13/07/2022)
  • Senegal 3 x 4 Zâmbia (15/07/2022)
  • Senegal 1 (4) x (2) 1 Moçambique (17/07/2022)
  • Senegal 2 x 0 Bolívia (24/09/2022)
  • Senegal 1 x 1 Irã (27/09/2022)

Os jogos contra as equipes africanas foram disputados pela 2022 COSAFA Cup, uma competição regional na qual o Senegal esteve como convidado. Na ocasião, o técnico Aliou Cissé não levou seus principais jogadores, optando por um elenco mais jovem. O time acabou ficando com o terceiro lugar.

Os primeiros jogos na Copa

O Senegal caiu em um grupo acessível na primeira fase da Copa do Catar. Afinal, o Grupo A tem apenas uma seleção favorita a passar de fase: a Holanda. Os outros dois adversários, Catar e Equador, não serão fáceis, mas Senegal tem qualidade suficiente para superar ambos e conquistar uma vaga às oitavas de final.

Confira os jogos de Senegal na fase de grupos da Copa do Mundo 2022:

  • Senegal x Holanda (21/11/2022 13h — Al Thumama)
  • Catar x Senegal (25/11/2022 10h — Al Thumama)
  • Equador x Senegal (29/11/2022 12h — Internacional Khalifa)

Conclusão

Com uma equipe experiente e bem treinada, além de destaques individuais em mais de um setor, Senegal chegará à Copa do Mundo 2022 com o status de melhor seleção africana. Por isso, também é a principal favorita a representar o continente nas oitavas de final da competição.

Apesar disso, não será uma tarefa fácil, já que precisará disputar uma vaga com a seleção da casa, além de um motivado Equador e da camisa pesada da Holanda. Por isso, os gols de Sadio Mané podem vir a ser o fator decisivo para Senegal em sua campanha no Catar.

Nosso prognóstico é de que a seleção senegalesa passará para a próxima fase da Copa do Mundo — provavelmente, no segundo lugar do grupo.

Recent posts

Menu

Pages