O País de Gales ficou muitos anos distante de competições de alto nível no futebol de seleções. O momento mais marcante da equipe, até recentemente, havia sido a participação na Copa do Mundo de 1958, quando foi eliminada nas quartas de final pelo Brasil. Depois, o país ficou 58 anos sem disputar um torneio importante.
Mas isso começou a mudar em 2016, quando o País de Gales obteve a classificação para a Eurocopa. Na ocasião, a equipe fez bonito e foi eliminada apenas na semifinal contra Portugal, que acabaria conquistando o título. Mesmo tendo ficado de fora da Copa do Mundo de 2018, o time manteve o bom momento. Provas disso foram a classificação para a Eurocopa de 2020 e, finalmente, para a Copa do Mundo 2022.
Hoje, o país vive certamente o seu período de maior regularidade em alto nível no futebol de seleções. Como veremos neste artigo, isso tem muito a ver com o desenvolvimento de seus jogadores nos últimos anos.
Introdução
O País de Gales sempre teve dificuldades para se estabelecer na elite do futebol europeu e mundial. Em grande parte, isso se deve à posição periférica em relação à Inglaterra. Com uma população relativamente pequena (pouco mais de 3 milhões de habitantes), o pool de jogadores não é tão grande. Além disso, há uma concorrência com outros esportes populares localmente, como o rugby.
Ainda assim, o fortalecimento da Premier League inglesa e a participação nela de equipes do País de Gales acabaram fortalecendo o futebol local nos últimos anos. Equipes como o Swansea e o Cardiff passaram a frequentar a elite do futebol inglês. Com isso, deram espaço para atletas galeses, que aos poucos foram se transferindo para clubes ingleses.
O ex-jogador Rob Page assumiu o comando do time em 2020, após o técnico e principal ídolo galês Ryan Giggs ter sido preso sob acusação de ter agredido a namorada. Em um momento conturbado, Page soube mostrar seu valor. Levou a equipe até as oitavas de final da Eurocopa 2020 e, depois, conquistou a classificação na repescagem contra as seleções da Áustria e da Ucrânia.
O 11 mais provável do País de Gales
A equipe do País de Gales tem passado por uma renovação nesta década. Por isso, está bem diferente da seleção que surpreendeu na Eurocopa de 2016. Há diversos jogadores jovens pedindo passagem, enquanto outros nomes ficaram para trás. No entanto, o time principal ainda é fruto de uma mescla de atletas experientes com outros menos rodados.
O 11 do País de Gales na Copa do Catar deverá ter:
Wayne Hennessey (goleiro) — Nottingham Forest
Ben Davies (zagueiro) — Tottenham
Joe Rodon (zagueiro) — Rennes
Ethan Ampadu (zagueiro) — Spezia
Connor Roberts (lateral-direito) — Burnley
Joe Allen (meio-campo) — Swansea
Aaron Ramsey (meio-campo) — Nice
Neco Williams (lateral-esquerdo) — Nottingham Forest
Gareth Bale (atacante) — Los Angeles
Kieffer Moore (atacante) — Bournemouth
Daniel James (atacante) — Fulham
O esquema de jogo do técnico Rob Page tem como objetivo garantir uma defesa sólida e, ao mesmo tempo, dar intensidade a um meio-campo que sente falta de talentos à altura. Afinal, Ramsey e Allen já são veteranos e não se destacam pela velocidade.
Na frente, Bale é a grande referência. Junto a ele, Moore e James tentam garantir um toque de qualidade que, infelizmente, nem sempre aparece.
Os jogadores que se destacam
Gareth Bale é um dos principais jogadores da história do País de Gales. Além da qualidade técnica inquestionável, o craque com passagens marcantes por Tottenham e Real Madrid destacou-se sempre pela liderança à frente de seus companheiros de seleção. Não por acaso, é o capitão da equipe que viajará à Copa do Mundo 2022.
No entanto, há fortes dúvidas sobre a condição física e técnica de Bale. Afinal, nos últimos anos, seu tempo em campo diminuiu drasticamente devido às lesões. E ainda é difícil saber se a recente transferência do jogador para a MLS será um fator positivo ou negativo para uma retomada do seu melhor desempenho.
Os últimos resultados do País de Gales
Após a classificação suada e merecida para a Copa do Catar, o País de Gales aproveitou a Liga das Nações para fazer testes e observar jogadores jovens. É difícil, ainda, saber quais serão os efeitos disso no longo prazo. No entanto, os resultados em si não foram nada bons. Afinal, a equipe acabou rebaixada na competição.
Confira os últimos cinco resultados do País de Gales, todos pela Liga das Nações:
- País de Gales 1 x 2 Holanda (08/06/2022)
- País de Gales 1 x 1 Bélgica (11/06/2022)
- País de Gales 2 x 3 Holanda (14/06/2022)
- País de Gales 1 x 2 Bélgica (22/09/2022)
- País de Gales 0 x 1 Polônia (25/09/2022)
As derrotas certamente deixaram um gosto amargo para os jogadores. Resta saber o quanto a equipe irá encarar com frieza os resultados obtidos e levar ensinamentos para a competição que realmente importa.
Os primeiros jogos na Copa
O País de Gales teve alguma sorte ao cair no Grupo B da Copa do Catar. Afinal, há nele apenas um favorito para passar de fase: a Inglaterra. Os galeses deverão brigar com os EUA e o Irã pela segunda vaga. Ainda assim, essa deve ser uma disputa difícil.
Confira os detalhes dos jogos da equipe na fase de grupos da Copa do Mundo:
- EUA x País de Gales (21/11/2022 16h — Ahmad Bin Ali)
- País de Gales x Irã (25/11/2022 7h — Ahmad Bin Ali)
- País de Gales x Inglaterra (29/11/2022 16h — Ahmad Bin Ali)
Conclusão
O País de Gales dificilmente manterá, na Copa do Mundo 2022, o desempenho obtido nos últimos anos em torneios europeus e nas próprias eliminatórias da Copa. Isso se deve, em grande parte, ao envelhecimento da equipe. Seu principal destaque, Gareth Bale, já não tem a mesma condição física para comandar o time do ponto de vista técnico. E a tentativa de renovação ainda está em sua fase inicial, sem grandes destaques surgindo.
Por isso, o nosso prognóstico é de que o País de Gales será eliminado na primeira fase da Copa do Catar.