A seleção da Holanda dispensa apresentações. Pelo menos, quando o assunto é tradição. Afinal, a equipe já fez três finais de Copa do Mundo. Superada nas decisões de 1974, 1978 e 2010, é considerada por muitos analistas a seleção mais forte a nunca ter conquistado o torneio mundial.

Os holandeses não chegarão à Copa do Catar com a mesma força de edições passadas, quando constavam muitas vezes entre os favoritos antes do início do torneio. Ainda assim, têm jogadores de peso e uma camisa que impõe respeito.

holanda copa do mundo

Introdução

No Catar, a Holanda disputará pela 11ª vez uma Copa do Mundo. Apesar de um histórico de boas participações, os holandeses não se classificaram para a edição passada, na Rússia. Por isso, tentam reconquistar seu posto tradicional, entre as principais seleções da Europa, mesmo que dificilmente venham a brigar pelo título.

O líder dessa missão é Louis Van Gaal, técnico veterano em sua terceira passagem à frente da seleção holandesa. Ele assumiu após a Eurocopa de 2020, na qual o time foi eliminado ainda nas oitavas de final. Desde então, tem aproveitado bem as opções disponíveis, que incluem jogadores experientes e outros ainda jovens, mas já próximos da melhor forma física e técnica.

Nas eliminatórias para a Copa do Catar, a Holanda superou um grupo difícil, com adversários como Turquia, Noruega e Montenegro. Por isso, chegará com a moral relativamente elevada para a disputa do Mundial.

O 11 mais provável da Holanda

O bom desempenho da seleção holandesa se deve, em muito, ao amadurecimento de uma nova geração de jogadores após o fracasso nas eliminatórias para 2018. No entanto, o 11 inicial da Holanda também conta com jogadores experientes, que estiveram no ciclo anterior e terão a chance de se redimir na Copa do Catar.

Tendo em vista as convocações mais recentes, o 11 mais provável da Holanda para a Copa do Mundo 2011 terá:

Jasper Cillessen (goleiro) — NEC

Denzel Dumfries (lateral-direito) — Internazionale
Matthijs de Ligt (zagueiro) — Bayern de Munique
Virgil van Dijk (zagueiro) — Liverpool
Daley Blind (lateral-esquerdo) — Ajax

Davy Klaassen (meio-campo) — Ajax
Frenkie de Jong (meio-campo) — Barcelona
Georginio Wijnaldum (meio-campo) — Roma

Steven Bergwijn (atacante) — Ajax
Memphis Depay (atacante) — Barcelona
Steven Berghuis (atacante) — Ajax

O time mescla, portanto, alguns nomes de destaque em clubes grandes da Europa com jogadores que têm feito sucesso com a camisa do Ajax na liga local. Com isso, Van Gaal, busca aproveitar o entrosamento do tradicional clube de Amsterdã com o brilho dos principais destaques do país na atualidade.

A equipe não terá veteranos em campo, mas provavelmente apostará na experiência do goleiro Cillessen, de 33 anos. Nas outras posições, apostará em atletas que estão no auge de sua forma física e técnica, com idades entre 25 e 32 anos.

Os setores mais bem-servidos são certamente a defesa e o ataque, já que reúnem os nomes de maior destaque da Holanda atualmente. No ataque, por outro lado, Memphis Depay, em má fase no Barcelona, tem a companhia de Bergwijn e Berghuis, que jogam no Ajax e são nomes bem menos conhecidos para o torcedor mais leigo.

Os jogadores que se destacam

Os principais destaques da Holanda estão mesmo do meio para trás. O principal responsável por controlar as ações ofensivas e municiar os atacantes é Frenkie de Jong, meio-campo do Barcelona. Já Wijnaldum e Klaassen não oferecem o mesmo brilho técnico, mas dão consistência ao setor.

No miolo de zaga, estão os outros dois grandes destaques da Holanda na atualidade. Matthijs de Ligt e Virgil van Dijk formam uma dupla sólida e de boa capacidade para sair jogando com a bola nos pés. Além disso, são uma boa combinação de juventude e experiência.

No gol e nas laterais, a Holanda conta com jogadores sem a mesma qualidade técnica, mas que cumprem bem seus papéis em campo. Apesar de parecer defensiva, pela sua formação tática e características dos jogadores, a seleção holandesa tem apresentado um bom desempenho ofensivo.

Os últimos resultados da Holanda

A Holanda chegará à Copa do Mundo embalada pelos bons resultados obtidos na Liga das Nações da UEFA. Ao longo de 2022, os holandeses disputaram a fase de grupos da competição. Já a fase decisiva ocorrerá apenas em 2023.

Confira quais foram os 5 últimos jogos da Holanda, todos pela competição europeia:

  • Holanda 2 x 1 País de Gales (08/06/2022)
  • Holanda 2 x 2 Polônia (11/06/2022)
  • Holanda 3 x 2 País de Gales (14/06/2022)
  • Holanda 2 x 0 Polônia (22/09/2022)
  • Holanda 1 x 0 Bélgica (25/09/2022)

Com os resultados obtidos, a Holanda terminou invicta e em primeiro lugar no grupo. Agora, não terá mais compromissos nem amistosos até a Copa do Catar.

Os primeiros jogos na Copa

A Holanda acabou sendo sorteada para o Grupo A da Copa do Mundo 2022, que tem o anfitrião Catar como cabeça-de-chave. No entanto, tem sido tratada como virtual cabeça-de-chave do grupo devido à sua maior tradição no torneio e superioridade técnica.

Isso não significa, claro, que os holandeses terão vida fácil. Afinal, enfrentarão partidas duras contra as boas seleções de Senegal e Equador. Além disso, a equipe catari entrará motivada e pode dificultar as coisas com a força de sua torcida.

Confira as informações dos jogos da Holanda na primeira fase da Copa do Mundo:

  • Senegal x Holanda (21/11/2022 13h — Al Thumama)
  • Holanda x Equador (25/11/2022 13h — Internacional Khalifa)
  • Holanda x Catar (29/11/2022 12h — Al Bayt)

Conclusão

Apesar de ser a equipe mais forte do Grupo A, a Holanda poderá encontrar dificuldades para garantir sua vaga para as oitavas de final. Afinal, sua estreia será contra a boa seleção do Senegal. Em seguida, terá mais um jogo duro contra o Equador, antes de fechar a participação na primeira fase contra os anfitriões.

Apesar disso, os holandeses tendem a ficar com uma das vagas para a próxima fase, na nossa opinião. Já as outras equipes provavelmente brigarão pelo segundo lugar do grupo.

Recent posts

Menu

Pages