O Equador irá a mais uma Copa do Mundo com o objetivo de conquistar o melhor resultado de sua história na competição. Com uma base sólida formada ao longo das eliminatórias, a equipe provavelmente terá poucas surpresas em seu elenco nessa que é a sua quarta participação no torneio.
Neste artigo, apresentamos a provável equipe titular do Equador para a Copa do Catar. Você também conhecerá os principais destaques do time, os resultados mais recentes da seleção equatoriana e quais jogos ela terá na primeira fase da competição.
Introdução
A seleção equatoriana é comandada por Gustavo Alfaro, treinador argentino que está no cargo desde 2020. Apesar de não estar há um período muito longo à frente da equipe, Alfaro foi capaz de dar consistência a ela ao longo das eliminatórias. O time foi derrotado apenas uma vez em casa. Com isso, as duas vitórias longe de seus domínios acabam sendo decisivas para deixar seleções como Chile e Colômbia para trás.
É verdade que, em grande parte, a classificação para a Copa do Mundo 2022 se deveu a um grande equilíbrio entre as equipes, com exceção de Brasil e Argentina. No entanto, a capacidade de garantir pontos em momentos decisivos acabou sendo uma mostra de maturidade dos equatorianos ao longo da campanha.
O Equador ficou por muitos meses ameaçado de perder sua vaga na Copa do Catar para o Chile, devido a uma acusação de inscrição irregular. No entanto, a FIFA acabou decidindo a favor de La Tri. Com seu posto assegurado, a equipe tentará repetir 2006 e passar da fase de grupos — para, então, sonhar com voos mais altos no Catar.
O 11 mais provável do Equador
A seleção equatoriana deve muito de seu desempenho recente à renovação promovida por Alfaro no elenco. É uma equipe jovem, com algumas exceções. Os jogadores não estão nos principais clubes do mundo, mas são capazes de jogar bem coletivamente.
Levando em conta a campanha das eliminatórias e os últimos amistosos jogados pelo Equador, o time provável para a estreia na Copa do Mundo 2011 terá:
Alexander Domínguez (goleiro) — LDU Quito
Ángelo Preciado (lateral-direito) — Genk
Félix Torres (zagueiro) — Santos Laguna
Piero Hincapié (zagueiro) — Bayer Leverkusen
Pervis Estupiñán (lateral-esquerdo) — Brighton & Hove Albion
Sebas Méndez (meio-campo) — Los Angeles FC
Carlos Gruezo (meio-campo) — Augsburg
Moisés Caicedo (meio-campo) — Brighton & Hove Albion
Ángel Mena (atacante) — Leon
Michael Estrada (atacante) — Cruz Azul
Enner Valencia (atacante) — Fenerbahce
No entanto, como há muitos jogadores surgindo, o técnico Alfaro tem testado mudanças no time principal. Algumas lesões recentes, como a do zagueiro Félix Torres, também têm feito o treinador buscar novas soluções e até mesmo variações no sistema tático.
Byron Castillo, por exemplo, pode disputar a vaga na lateral-direita. Principalmente, depois que esfriar o caso junto à FIFA, do qual ele foi pivô.
Na parte ofensiva, há outras opções interessantes para Alfaro aplicar variações no esquema. Exemplos disso são o ponta Gonzalo Plata, revelação do Valladolid, e o meio-campista Romario Ibarra, do Pachuca.
Os jogadores que se destacam
O jogador mais conhecido da seleção equatoriana é, sem dúvida, o atacante Enner Valencia (32 anos). Afinal, ele jogou três anos na Premier League, por equipes como o West Ham United e o Everton. Depois disso, ele foi vendido ao Tigres, do México, e hoje joga pelo Fenerbahçe. Ou seja, é um jogador experiente e acostumado com competições de alto nível.
O seu principal parceiro de ataque é outro jogador já rodado: Ángel Mena (34 anos), que joga no León, do México. Assim como Valencia, ele foi revelado pelo Emelec e se destacou jogando fora do país.
Já o restante da equipe considerada titular é muito jovem, com exceção do veterano goleiro Alexander Domínguez (35 anos). Entre eles, estão alguns jogadores promissores, sendo o principal deles Gonzalo Plata. Apesar de ainda não ter garantido uma vaga no time titular, o atacante de 21 anos chegará à Copa do Catar em ótima fase. Ele foi um dos principais responsáveis pela promoção recente do Valladolid à primeira divisão de La Liga.
Os últimos resultados do Equador
O Equador tem uma equipe sólida, de grande poder físico e boa qualidade técnica. No entanto, desde a reta final das eliminatórias, tem sofrido para marcar gols. O time não conseguiu marcar mais de um gol em nenhum dos últimos 10 jogos antes de sua estreia na Copa. Por outro lado, também sofre pouco na defesa. O efeito disso? Em 10 jogos, foram apenas duas vitórias, uma derrota e sete empates.
Se levarmos em conta apenas os cinco amistosos de preparação para a Copa do Mundo 2022, os resultados parecem um pouco melhores:
- Equador 1 x 0 Nigéria (02/06/2022)
- Equador 0 x 0 México (05/06/2022)
- Equador 1 x 0 Cabo Verde (11/06/2022)
- Equador 0 x 0 Arábia Saudita (23/09/2022)
- Equador 0 x 0 Japão (27/09/2022)
Os primeiros jogos na Copa
O acaso acabou reservando uma surpresa ao Equador: a equipe caiu no grupo do Catar, anfitrião do torneio. Além disso, fará o jogo de abertura da competição contra os donos da casa. A seleção catari pode não assustar tanto, se avaliarmos apenas a qualidade do seu elenco, mas certamente entrará motivada na partida.
Os dois outros adversários do Equador no grupo A são o Senegal, considerada a melhor seleção africana atualmente, e a Holanda, que dispensa apresentações. Por isso, a previsão é de uma briga dura pela classificação às oitavas de final.
Confira a ordem dos jogos, além da data e do horário de cada um deles:
- Catar x Equador (20/11/2022 13h — Al Bayt)
- Holanda x Equador (25/11/2022 13h — Internacional Khalifa)
- Equador x Senegal (29/11/2022 12h — Internacional Khalifa)
Conclusão
Com uma equipe jovem, comandada pelos veteranos Valencia e Mena no ataque, o Equador terá uma difícil missão na Copa do Mundo 2022. La Tri sonha em passar de fase em um grupo complicado, com o anfitrião Catar, a talentosa seleção de Senegal e a tradicional Holanda.
Pelo que mostraram nas eliminatórias da Copa, na qual arrancaram empates de Brasil e Argentina e garantiram uma vaga direta para o Catar, os equatorianos têm boas chances de cumprir seu objetivo. No entanto, nosso palpite é de que a equipe ficará atrás de Senegal e Holanda — ou seja, sem vaga nas oitavas.