Quem serão os escolhidos para representar os donos da casa em sua primeira participação numa Copa do Mundo? A disputa por uma vaga no torneio está acirrada em diversas posições. E nenhum jogador quer perder a oportunidade de ser chamado em um momento tão importante para o Catar.
Neste artigo, você conhecerá nosso prognóstico para a equipe do Catar que disputará a Copa do Mundo 2022. Isso inclui não apenas o 11 mais provável e os principais atletas do elenco, mas também o que podemos esperar da equipe na fase de grupos da competição.
Introdução
A tarefa de escolher os jogadores que representarão a equipe da casa na Copa do Catar caberá ao técnico espanhol Félix Sánchez Bas. Ele comanda o time principal desde 2017, após passagens longas pelo sub-19 e sub-23 do país. Antes disso, trabalhou por 7 anos na Aspire Academy, famoso programa de desenvolvimento de atletas do país.
Ou seja, após uma passagem pelas categorias de base do Barcelona, Sánchez Bas dedicou-se totalmente ao projeto ambicioso do Catar no futebol. E tem tido sucesso nisso. Com ele, o país conquistou pela primeira vez a Copa da Ásia, em 2019. Além disso, fez boas campanhas na Copa das Nações do Golfo de 2017 e na Copa Ouro da CONCACAF de 2021. Em ambas as ocasiões, a equipe chegou à fase semifinal.
Com um trabalho sólido no comando da seleção catari, Sánchez Bas não deverá ter dificuldades para escolher o plantel da Copa do Mundo 2022. Afinal, os principais jogadores devem ser os mesmos que participaram das campanhas recentes da equipe.
O 11 mais provável do Catar
Um fato curioso em relação ao Catar é que a maioria dos convocados para a seleção do país costuma jogar na liga local. No entanto, isso não ocorre por acaso. Um dos principais fatores para os jogadores permanecerem no país é o poderio financeiro do futebol catari. Esse é um dos países mais ricos do Golfo. E dificilmente as estrelas locais ganhariam mais dinheiro indo jogar no exterior.
Tendo em vista as últimas convocações e os jogadores que foram a campo, recentemente, em amistosos contra Canadá e Chile, o time titular mais provável na abertura da Copa do Mundo terá:
Saad Al Sheeb (goleiro) — Al-Sadd
Pedro Correia (lateral-direito) — Al-Sadd
Bassam Hisham (zagueiro) — Al-Duhail
Tarek Salman (zagueiro) — Al-Sadd
Abdelkarim Hassan (zagueiro) — Al-Sadd
Homam Ahmed (lateral-esquerdo) — Al-Gharafa
Abdulaziz Hatem (meio-campo) — Al-Rayyan
Karim Boudiaf (meio-campo) — Al-Duhail
Mohammed Waad (meio-campo) — Al-Sadd
Almoez Ali (atacante) — Al-Duhail
Akram Afif (atacante) — Al-Saad
No entanto, pode haver algumas mudanças. Um exemplo é o atacante Hassan Al-Haydos (Al-Saad), capitão e lenda da equipe, com mais de 160 partidas pelo Catar. Ele pode iniciar o jogo em uma formação mais ofensiva, substituindo um dos jogadores do meio-campo.
Os jogadores que se destacam
No entanto, Hassan Al-Haydos é apenas uma das referências em um time que time joga junto há bastante tempo. Nos últimos anos, diversos atletas alcançaram mais de 100 partidas pelo Catar e se tornaram símbolos do crescimento da seleção nos torneios continentais e regionais. Exemplos disso são o zagueiro Abdelkarim Hassan e o meio-campo Karim Boudiaf.
Já no ataque, há poucas dúvidas sobre quem estará em campo contra o Equador na abertura da Copa do Mundo 2022. Afinal, Almoez Ali e Akram Afif têm, juntos, mais de 60 gols pela seleção catari. Enquanto Ali é mais goleador, Afif lidera no número de assistências, mas também sabe colocar a bola nas redes.
O Catar não depende mais tanto de jogadores naturalizados de outros países. No entanto, ainda há resquícios dessa política na equipe principal. O exemplo mais gritante é o do português Pedro Correia, conhecido como Ró-Ró no país. Lateral-direito com passagem na base do Benfica, ele joga no Catar desde 2011. Outros “estrangeiros” são Bassam Hisham e Mohammed Waad (Iraque), Almoez Ali (Sudão) e Karim Boudiaf (franco-argelino).
Os últimos resultados do Catar
Por ser o país-sede, o Catar não precisou passar pela fase eliminatória da Copa do Mundo 2022. Como forma de preparação, disputou as eliminatórias da UEFA como convidado, em 2021, jogando contra Azerbaijão, Luxemburgo, Portugal, Irlanda e Sérvia. Obteve apenas duas vitórias, além de três empates e cinco derrotas.
Desde então, o foco da equipe tem estado em partidas amistosas. Na maioria dos casos, contra equipes que não irão disputar a Copa do Catar. Nos últimos jogos, foram estes os resultados:
- Catar 2 x 1 Bulgária (26/03/2022)
- Catar 0 x 0 Eslovênia (29/03/2022)
- Catar 1 x 1 Jamaica (26/08/2022)
- Catar 0 x 2 Canadá (23/09/2022)
- Catar 2 x 2 Chile (27/09/2022)
Apesar de não ter apresentado resultados tão positivos, a equipe catari tem optado por adversários com certo grau de dificuldade. Afinal, seus últimos jogos foram contra o Canadá, que estará na Copa do Mundo, e a tradicional equipe chilena.
Os primeiros jogos na Copa
O Catar foi beneficiado por ser o país-sede da Copa do Mundo 2022. Por esse motivo, tornou-se cabeça-de-chave. No entanto, isso não garantiu um grupo tão fraco para a equipe. Afinal, a Holanda acabou caindo em seu grupo.
Além disso, a seleção da casa terá que enfrentar o Senegal, considerado a melhor seleção africana atualmente, e o Equador, que fez ótima campanha nas eliminatórias da CONMEBOL e será o adversário justamente na abertura do torneio em novembro.
Confira a ordem e as datas dos jogos:
- Catar x Equador (20/11/2022 13h — Al Bayt)
- Catar x Senegal (25/11/2022 10h — Al-Thumama)
- Catar x Holanda (29/11/2022 12h — Al Bayt)
Conclusão
A equipe do Catar deverá ter poucas surpresas em sua convocação para a Copa do Mundo. Afinal, o time titular joga junto há muito tempo e tem como base jogadores dos principais times locais — como o Al-Sadd e o Al-Duhail.
O time terá a difícil missão de passar de fase sendo o azarão do grupo, mesmo jogando em casa. Para isso, terá que enfrentar seleções com mais tradição e ainda vencer o nervosismo de sua estreia em uma Copa do Mundo.
Nosso prognóstico é de que o Catar poderá obter algum bom resultado — até mesmo uma vitória — na Copa do Mundo, mas não conseguirá se classificar para a fase seguinte.